Roça de Baixo

Por volta de 1880, começou a expansão das casas de cjulto nagô (nome dado pelo povo do Daomé aos yorubás originários da Nigéria e do Benin) nas cidades de Cachoeira e de São Félix, enquanto a Roça de Cima se dividia.

Manoel Ventura Esteves, companheiro de Maria Ogorensi Ahunsi Misimi (Maria Luisa Gonzaga de Souza), comprou uma roça vizinha à Fazenda Altamira, onde estava localizado o antigo candomblé do Bitedô, que fazia fronteira com o Engenho do Rosário. Era uma roça muito grande e com muitas árvores frutíferas. O poço da Mãe-d'agua, onde se fazia obrigação para Osun, pertencia a esta roça, que fazia divisa com as terras chamadas Malaquia.

Maria Luisa Gonzaga de Souza, filha de santo de Ludovina Pessoa, iniciada para o Vodun Besen, deixou a Roça de Cima, desceu para as terras compradas por Manoel Ventura, e fundou o candomblé Jeje Mahin denominado Sejá Hundé. Ali tomou posse do título (cargo) de Gaiaku, e passou a ser conhecida como Gaiaku Maria Ogorensi.

O terreiro Sejá Hundé pertence ao Vodun Bésen, um dos reis da nação Jeje Mahin, e o salão de dança (barracão), que eles chamam de Agbasá, pertence ao Vodun Azansú, talvez em homenagem  ao dono da roça onde Maria Ogorensi foi iniciada. Podemos supor que a tradução do nome do terreiro Xwé Seja Hundé seja: "Aqui, neste lugar, há uma casa onde se adora um Vodun representado por uma cobra de ferro".

Segundo Gaiaku Luiza, na Roça de Cima praticavam o Jeje Mundubi (começam as obrigações com Egun e terminam com Egun.), enquanto no Sejá Hundé, intitulada por Maria Ogorensi como Jeje Mahin, as obrigações começam com Ayisan e terminam com o Vodun Aziri-Tobosi. Uma das quizilas do Jeje Mahin é a presença de casa de Egun em sua roça.

Os dois terreiros, Roça e Cima e Roça de Baixo, vizinhos, chegaram a funcionar paralelamente, ambos realizando a festa do Gboitá. Com o tempo, a Roça de Cima começou a decair, devido ao falecimento de seus filhos. Por volta de 1902, com a morte de Zé de Brechó, os dois candomblés foram unidos, e os membros da Roça de Cima desceram para o terreiro Sejá Hundé, onde se juntaram a Maria Ogorensi na administração da casa e na realização das duas principais festas, que são o Gboitá e a fogueira dos Voduns Gbade e Sogbo. O Sejá Hundé prosperou, iniciando muitas ahamas (barcos) de Vodunsi.